A União Europeia alertou nesta quinta-feira (19) a Apple para abrir os sistemas operacionais do iPhone e do iPad (iOS e iPadOS) a tecnologias rivais.
Com base nas rígidas normas do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA), que mira garantir uma competição justa neste setor, o bloco deu à empresa pelo menos seis meses para se adaptar, tornando o seu sistema operativo totalmente funcional também para outras tecnologias, caso contrário, a gigante poderá ser sancionada.
Para as grandes empresas, designadas como “gatekeepers”, existe o risco de multas de até 10% do volume de negócios anual global em caso de violações.
“Hoje é a primeira vez que usamos procedimentos de especificação sob o DMA para orientar a Apple em direção à conformidade efetiva com suas obrigações de interoperabilidade.
A interoperabilidade efetiva, por exemplo, com smartphones e seus sistemas operacionais, desempenha um papel importante nisso”, explicou Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia.
Atualmente, a Apple oferece acesso limitado a desenvolvedores para certos recursos do iOS, como seu assistente de voz Siri , e restringe o acesso ao sistema de pagamentos sem contato fundamental para o Apple Pay. A ação da UE tem como objetivo abordar essas limitações e garantir um ecossistema mais aberto.
A empresa californiana disse que continuará a “trabalhar de forma construtiva com Bruxelas para um caminho que proteja os utilizadores da UE e esclareça o regulamento”.