Ayrton Senna: veja a coleção de carros do tricampeão mundial de Fórmula 1

O que o maior piloto brasileiro da história dirigia fora das pistas? Confira

O dia 1° de – maio de 1994 ficou marcado na memória dos brasileiros como a data da morte de Ayrton Senna que, em 2024, completaria 64 anos de idade. Fato é que o tricampeão mundial de Fórmula 1 se tornou um ídolo popular. Durante as seu tempo na competição, Senna chegou a pilotar 13 modelos ao longo de sua carreira. Entretanto, fora das pistas, também não escondia sua paixão por carros.

Ayrton Senna com seu Honda NSX vermelho
Ayrton Senna com seu Honda NSX vermelho (Foto: Divulgação)

A garagem de Senna também teve a presença de modelos que se tornaram ícones mundiais. De alguns, até foi garoto-propaganda. Pensando nisso, em clima de GP do Brasil.

Ford Escort XR3

Ayrton Senna foi garoto-propaganda do Ford Escort XR3
Ayrton Senna foi garoto-propaganda do Ford Escort XR3 (Foto: Divulgação)

Não tem como começar essa lista sem falar do Ford Escort XR3. Na década de 80, os carros esportivos nacionais estavam em alta, e o Escort, que chegou para substituir o Corcel, logo se tornou o sonho de consumo dos jovens. A fabricante americana foi inteligente. Afinal, convidou Ayrton Senna, que revelou ainda mais do seu talento na Fórmula Ford após deslanchar no Kart, para fazer o comercial do veículo.

O modelo em questão era um Ford Escort XR3 1989. Na época, Senna teve três exemplares, sendo um prata, o outro preto e, por último, um vermelho conversível. O design ousado era a principal característica do modelo.

O motor era o famoso 1.6 CHT (Compound High Turbulence) – fruto do projeto Renault – também aproveitado das versões mais “civilizadas”. Porém, o XR3 tinha comandos de válvulas, dutos de admissão e carburador de corpo duplo atualizados para ganhar potência e torque.

Ayrton Senna na propaganda do Ford Escort XR3
Ayrton Senna na propaganda do Ford Escort XR3 (Foto: Divulgação)

Com a ajuda de um câmbio manual de cinco marchas, o XR3 conseguia extrair até 81,7 cv de potência a 5600 rpm, contra os 73 cv a 5.200 rpm das versões mais mansas. Já o torque cresceu para 12,2 kgfm a partir das longas 4.000 rpm, ante os 11,6 kgfm a 3.600 rpm. No zero a 100 km/h, a Ford declarava 13,4 segundos, enquanto que a velocidade final beirava os 164 km/h.

Honda NSX

Senna fez parte ativa do desenvolvimento do Honda NSX
Senna fez parte ativa do desenvolvimento do Honda NSX (Foto: Divulgação)

Não é segredo que Senna era muito cobiçado e conseguia ditar muitas tendências. Tanto que teve participação ativa no desenvolvimento da primeira geração do Honda NSX, um dos primeiros esportivos da marca. Na época, o piloto corria pela McLaren, que usava motores da fabricante japonesa – com quem tinha relação desde que pilotava para a Lotus.

Como consequência, Senna acabou adquirindo uma unidade na cor vermelha, que pilotava durante sua temporada em Portugal. O esportivo, ano-modelo 1991/1992, era equipado com um motor 3.0 V6 que entregava 247 cv de potência máxima. Cabe lembrar que o icônico NSX de Senna foi colocado à venda pelo atual dono no site britânico Auto Trader. O valor inicial era de 500 mil libras esterlinas, ou seja, cerca de R$ 3,7 milhões na conversão atual e direta.

Audi S4 Plus Avant

Audi S4 Avant 1987 Ayrton Senna
Audi S4 Avant 1993 veio para acabar com a fama de “carro de tiozão” das peruas (Foto: Divulgação)

Em 1990, o então presidente Fernando Collor de Mello foi responsável pela reabertura das importações de automóveis no Brasil (confira o vídeo abaixo para saber mais). O que nem todo mundo sabe, é que Ayrton Senna foi quem abriu as portas do país para a Audi, após trazer modelos da marca por meio da Senna Import. Um desses carros era um S4 Avant 1993, que fez parte de seu acervo pessoal.

O S4 foi o primeiro modelo V8 da marca alemã em território brasileiro. O motor 4.2 litros entregava 280 cv de potência e era ligado a um câmbio manual de seis velocidades. A tração era integral. Com esse conjunto, a S4 ia de 0 a 100 km/h em apenas 6,6 segundos.

Embora seja uma perua, o modelo tinha uma pegada esportiva, com itens exclusivos como rodas de 16 polegadas, bloqueio de diferencial e sistema de som Bose com toca-fitas (alô, millenium!). O veículo, inclusive, é mantido na família do tricampeão até os dias de hoje. No odômetro, são apenas 5.000 quilômetros registrados.

Porsche 911 Carrera Cabriolet

Porsche 911 Carrera Cabriolet de Ayrton Senna
Porsche 911 Carrera Cabriolet ficava na casa do tricampeão mundial em Portugal (Foto: Divulgação)

Além de Honda, Ford e Audi, Senna também foi dono de um clássico Porsche 911 Carrera Cabriolet ano-modelo 1987 na cor amarela. Assim como o S4 Avant, o 911 ficava na casa do piloto em Portugal. Por muito tempo, o piloto guardou o modelo na garagem do seu vizinho e amigo, Antonio Carlos Braga.

Embora tenha uma proposta visual clássica e esportiva, o principal destaque estava sob o capô, com um motor 3.2 litros que rendia 214 cv de potência e 27 kgfm de torque. Na cor vermelha, a unidade em questão tem até um autógrafo do tricampeão no banco traseiro. Ao contrário do modelo anterior dessa lista, o exemplar foi vendido para um fã e passou por algumas algumas alterações.

Mercedes-Benz 190E

Mercedes Benz 190e Pilotado por Ayrton Senna
Mercedes-Benz 190E foi pilotado por Ayrton Senna durante a Corrida dos Campeões em 1984 (Foto: Auto Trader)

Para encerrar a lista, vamos citar um modelo que não necessariamente fez parte da coleção de Ayrton Senna. O Mercedes-Benz 190E foi um dos 20 carros projetados para a Corrida dos Campeões de Nürburgring, na Alemanha. A unidade usada por Senna tinha até o nome do tricampeão nas laterais. Com ele, aliás, ele conquistou a vitória na edição de 1984.

O modelo trazia o motor 2.3 de 16 válvulas e quatro cilindros da Cosworth, que entregava 185 cv de potência e 24 kgfm de torque. Dessa forma, acelerava de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.

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